Faculdade Escola Sobral de Oliveira

Docentes

Conheça os Docentes

 

Professores do Curso de Pedagogia

Maria Vândia Guedes Lima – Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Americana – Instituto IPCP (2011), especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UECE (2003). Gestão e Escolar pelo INTA ( 2009) ;MBA no Ensino da Docência pela FACPED( 2017); Educação Infantil pela Kuirus ( 2018 ) Novas Tecnologia na Docência pela Kurius(2018 ) Graduada em Pedagogia pela UECE (1986) ; Língua Portuguesa pela UVA ( 2006 ) ; História pelo UNINTA (2018) Graduanda em Psicologia pela FACULDADE PLUS (2019).Atualmente é professora da Faculdade PLUS com vínculo, Professora do Instituto DOMINUS e ISEPRO sem vínculo. Ministra aula pelo sistema de EAD pela universidade Estadual do Ceará-UECE sem vínculo e é professora de Língua Portuguesa aposentada da Prefeitura Municipal de Horizonte-CE.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/6266236804876992

Maria Cláudia Pinto Costa – Possui graduação em Bacharelado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Licenciatura em Ciências – Curta pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Geociências ( Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Geociências ( Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora da Faculdade Escola Sobral de Oliveira e professora formadora da Universidade Estadual do Ceará.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/5366031094187795

Ana Célia Lopes Cavalcante – Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB; Licenciada em Ciências – Biologia e Química (UECE); Especialista em Atendimento Educacional Especializado (UFC); Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Kurios; Especialista(em andamento) em Educação Ambiental (UECE); Professora da Universidade Aberta do Brasil/UECE; Professora do programa PARFOR (UFC) Consultora na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Inclusiva, Educação Ambiental, formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE; Consultora de Organizações da Sociedade Civil – OSC para elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais; Integrante do grupo de estudos: EDUCAMPO – UFC.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/9930888911115298

Rafael Pereira de Matos – Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará – UFC. O trabalho da dissertação foi feito com distribuição e modelagem de um gênero de leguminosa lenhosa, Dimorphandra Schott, pela América do Sul. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciado e Bacharel) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trabalhou, por último, como professor universitário em cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Psicologia e no curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Saúde Pública, da Família e do Idoso na instituição particular de ensino superior Faculdade Plus. Anteriormente, trabalhou como educador ambiental com jovens de escolas e faculdades públicas e particulares, além de funcionários de variadas instituições no Parque Ecológico do Cocó em Fortaleza-CE desenvolvendo projetos na área ambiental, ministrando palestras e aulas e fazendo acompanhamento nas trilhas ecológicas; também foi professor de Biologia, do ensino fundamental e médio, em escolas da rede pública municipal e estadual, e pesquisador/técnico de laboratório tendo trabalhado com cultivo de microalgas para produção de biodiesel no órgão Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) na UFC. Atualmente é professor universitário em curso de Licenciatura em Pedagogia na instituição particular Faculdade Escola Sobral de Oliveira (município de Guaiúba – CE), sob forma de trabalho parcial.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/5174397159742127

Virginia Neta Lima – Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis – UNILAB. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão de Políticas Sociais – GPS/UNILAB/CNPq (2017 à 2018). Atualmente está no grupo Interdisciplinar em Química UNILAB/ Cnpq. Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Matemática-Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Especialização em metodologia para o ensino fundamental (2005), Especialização em Docência do Ensino superior (Faculdade Kurios, 2011), Especialização em Politicas Raciais no Ambiente Escolar 2016 (UNILAB). Supervisora do PIBID pela Unilab (2014 À 2016). Tutora do Curso em EAD,Gestão de Recursos Hídricos Ambiental UNILAB (2007 À 2018).Tem experiência na área de ensino de Matemática no ensino fundamental e médio e Ciências e ciências no ensino fundamental anos finais. Tem experiências na área Formação de Professores de Matemática pela Secretaria de Educação do Município de Acarape (2013 à 2016). Atua como professora de graduação na disciplina de Metodologia de ensino de aplicada as Ciências Naturais pela Universidade Católica, Nossa Senhora das Vitórias (2018) e na faculdade Escola Sobral de Oliveira – FAESDO.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/8665911532839525

Iany Bessa Silva Menezes – Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Pedagogia (Unichristus), Psicologia (em conclusão UFRN), Especialista em Arte-Educação, Psicopedagogia, Tecnologia da Educação. Aperfeiçoamento em Arte Terapia, Educação Infantil, Recursos Humanos. Experiência na docência da educação básica e no ensino superior. Pesquisa sobre Formação de professores e infância, Arte Educação no Grupo Iarteh (UECE), Tecnologia da Educação (GEON- UFC). Participa como coordenadora pedagógica do grupo Rede Arte na Escola (Pólo UECE). Atua como professora da Educação à Distância e professora formadora no programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB- CNPQ). Desenvolve orientação metodológica na UECE e em outros espaços acadêmicos, além de atuar na consultoria, assessoria e coordenação de Educação de cursos online, ministra aulas presenciais e à distância, na Faculdade Escola Sobral de Oliveira – FAESDO. tem experiência em organização e mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino, elabora projetos pedagógicos na Educação Básica e Ensino Superior, além de assessoramento e oficinas lúdicas e arte terapia para professores e alunos em espaços educativos.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/6382067272659995

Raimundo Alexandre Tavares de Lima – Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1974) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Função de Green Dependente da Temperatura aplicada a Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, especificamente em transições de fases Spin-Pierls.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/5831191235874676

Vanilo Cunha de Carvalho Filho – Possui graduação em DIREITO pela Universidade de Fortaleza (1990) Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (1993) e mestrado em NEGÓCIOS INTERNACIONAIS pela Universidade de Fortaleza (2004). Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará no período de 01/02/2002 a 11/12/2019, atualmente é Professor de Direito Internacional Público e Teoria e Historia do Pensamento Jurídico na UNIFAMETRO – Fortaleza-CE., Professor da Faculdade Escola Sobral de Oliveira em Guaiúba-Ceara´, Membro efetivo da Comissão do Advogado Professor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado do Ceará (2019/2021) ; Conselheiro da Terceira Câmara de Julgamento do Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado do Ceará(2019/2021); Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado do Ceará (2019-2021); Acadêmico-Fundador da Cadeira número 30 da Academia Brasileira de Cultura Jurídica-ABCjuris- do Estado do Ceará.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/7313162245096511

Roseno Alves de Alcântara – Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Faculdades Integradas Maria Thereza (2004), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza(2015) e especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Evolutivo(2016). Atualmente é Professor parcial da Faculdade Escola Sobral de Oliveira e Instrutor da Faculdade Escola Sobral de Oliveira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/2813905669741144

Paulo Cesar de Lima Andrelino – Doutorando em Educação pala Universidade Estácio de Sá (2019). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco UNICAP (2013). Pós graduado em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Alfa FAVENI (2017). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – Juazeiro do Norte (2017) Pós graduado em Ensino Religioso PRÓMINAS (2017). Graduação em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas – Instituto Superior de Educação(2016); Graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (2008). Atualmente é Professor de Filosofia no curso de Psicologia com a disciplina: Ética; Cultura e Relações Étnico-Raciais; Ética Profissional e Responsabilidade Social no curso de Engenharia Civil e Produção. Orientador espiritual do Centro Universitário Faculdade Paraíso do Ceará/ Coordenador da Pastoral Universitária do Centro Universitário Faculdade Paraíso – UNIFAPCE. Professor Contratado para o Curso de Medicina da Faculdade Paraíso de Araripina – PE. Psicólogo Clínico e Sócio da Clinica Logos – Clinica de Psicologia e Logoterapia.
Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/2701261270712352