PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE E USABILIDADE DE SOFTWARE

420 Hs

Investimento

12x R$ 57,79

Informações do curso

Veja abaixo as informações do curso Qualidade e Usabilidade de Software.

Autorizado pelo MEC

Portaria n° 434, publicada no D.O.U de 25/06/2021, Resolução CEPEX n° 01/2021 de 01/07/2021.

Objetivo

Formar profissionais dotados de compreensão estratégica, habilitando-os na área Tecnológica, de forma a atender às demandas do setor produtivo, oferecendo melhores condições em suas formações profissionais.

Público Alvo

Portadores de curso do nível superior de qualquer área do saber, que vislumbram se especializar para o mercado de trabalho.

Duração

4 meses

Modalidade

EAD

Coordenação

Prof. Ms. Antônio Jocélio Alves Pereira

Conteúdo

420 Horas

1 Ética e Responsabilidade Profissional

Crise de valores na sociedade. Comportamento e consciência moral. História da ética. Ética contemporânea. Valores humanos. Conduta pessoal e profissional. Juízo moral. Aprendizado de moral e ética. Conflitos morais. Práticas sociais morais e éticas. Ética e moralidade nas profissões. Códigos de ética. Responsabilidade profissional.

2 Didática do Ensino Superior

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

3 Hermenêutica Jurídica

Introdução à hermenêutica jurídica. Espécies de interpretação jurídica. Escolas hermenêuticas. Interpretação, integração e aplicação do Direito. Hermenêutica constitucional.

4 Noções Gerais de Direito

Conhecimentos específicos de Direito voltados para o curso de Administração. Conceitos, ramos e fontes do Direito. A formação da lei. Personalidade e capacidade jurídica. Fato jurídico, ato jurídico e negócio jurídico. Contratos: objetivo, conceito, elaboração, efeitos e espécies. Extinção da relação contratual. Responsabilidade civil, prescrição e decadência. Princípios do Direito Administrativo. Sistema Administrativo brasileiro. Administração pública. Órgãos e agentes públicos. Desvio e abuso de poder. Atos administrativos. Tipos de licitação. Contratos administrativos e suas especificidades.

5 Fundamentos do Direito Constitucional

Constitucionalismos. Poder Constituinte. Classificação e sentidos das Constituições. Classificação das Normas Constitucionais. Princípos fundamentais da Constituição Brasileira de 1988.

6 Filosofia do Direito

Introdução à Filosofia. Conceitos de Justiça e Direito. Estudo dos grandes filósofos e suas relações com o Direito. Sócrates. Aristóteles. Platão. Kant. Hegel. Marx. Correntes do Direito. Pensamento moderno.

7 Sociologia Geral

Gênese das ciências sociais e da sociologia como áreas do conhecimento, seus objetos de estudo e métodos de pesquisa sob perspectiva histórica. O pensamento sociológico: principais teóricos e bases conceituais da sociologia clássica e da sociologia contemporânea para o estudo da sociedade. Diferentes perspectivas teórico-metodológicas de análise social – aplicadas principalmente à sociedade brasileira – com base em conceitos e categorias sociológicas, tais como: socialização, identidades e papéis sociais, instituições sociais, estrutura e estratificação social. Capital e trabalho, produção, relações de trabalho e classes sociais. Cidadania e movimentos sociais. Poder, política e ideologia. Democracia e autoritarismo. Transformações sociais, econômicas e culturais contemporâneas. Globalização, transformações nas relações de trabalho (desemprego, subemprego e terceirização). Indústria cultural, sociedade de consumo, cultura digital e novas sociabilidades.

8 Ciência Política e Teoria do Estado

A Ciência Política no conjunto das Ciências Sociais e como instrumento de análise do Homem, entendido como ?animal político?. A organização política da sociedade contemporânea e as estruturas de poder vigentes. Estado: análise do mesmo enquanto fenômeno jurídico e político. A formação do Estado. O Estado moderno. Formas de Estado. Formas de Governo. Sistemas de Governo. Sistema Eleitoral. Estado Liberal de Direito. Estados Não Liberais. Estado Social de Direito. Estado Neoliberal. Estado Brasileiro.

9 Antropologia do Direito

Fundamentos da antropologia jurídica. Cultura. Linguagem e poder. Jeitinho brasileiro e corrupção. Olhares antropológicos: família, crime e julgamento. Pluralismo jurídico. Multiculturalismo e Direitos Humanos. Consumismo e sustentabilidade.

10 Teoria do Direito

O Direito. Epistemologia jurídica. Temas fundamentais do Direito: Direito e moral; obrigação jurídica e obrigação moral; Direito e justiça; Direito público e Direito privado: superação da dicotomia; jusnaturalismo e positivismo jurídico; destinatários do Direito: noção geral de sujeito. Teoria da Norma Jurídica. Teoria do Ordenamento Jurídico. Direito, poder e democracia.

11 Direitos Humanos e Relações Sociais

Os fundamentos históricos, sociais e culturais dos direitos humanos e da cidadania. Relações étnico-raciais. Culturas afro-brasileira, africana e indígena no Brasil. Gênero e sexualidade. Desigualdades. Reconhecimento da alteridade e da diversidade. Movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos e pela cidadania. Inclusão e empoderamento.

12 História, Política e Sociedade

Papel da história nas sociedades contemporâneas; história moderna e contemporânea; Iluminismo; Revolução Francesa; práticas sociais que configuram as sociedades atuais; surgimento do capitalismo; movimentos sociais e luta de classes; exploração colonial; formas de política; sociedade e trabalho; Guerra Fria; globalização; neoliberalismo; tecnologia e dominação; arte e sociedade.

13 Legislação e Políticas Urbanas

Direito urbanístico. A constituição da questão urbana no Brasil (questões políticas, governamentais, sociológicas e econômicas). Planejamento urbano. O Estatuto da Cidade. Mobilidade urbana. Violência urbana. O financiamento do espaço urbano no país. Reforma urbana.

14 Políticas Sociais Públicas

Compreensão do desenvolvimento das políticas públicas como ação governamental e como objeto de análise das ciências sociais. Políticas públicas nos regimes democráticos. Noções de Estado, Governo e cidadania. O papel do Estado frente às demandas do cidadão e a concepção e implementação de políticas públicas.

15 Métodos e Técnicas de Pesquisa

Introdução à pesquisa científica. Ciência, método e técnica. Metodologia do trabalho científico. Definição de hipóteses e variáveis. Fundamentação teórica. Procedimentos de pesquisa. Cronograma e orçamento.

16 Biblioteca Virtual – Faesdo

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?