PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

420 Hs

Investimento

12x R$57,79

Informações do curso

Veja abaixo as informações do curso Educação Inclusiva

Autorizado pelo MEC

Portaria n° 434, publicada no D.O.U de 25/06/2021, Resolução CEPEX n° 01/2021 de 01/07/2021

Objetivo

Capacitar profissionais graduados na área da Pedagogia e áreas afins, aos profissionais que atuam na área de Educação, habilitando-os a lidar com situações cotidianas e oferecer melhores condições em suas formações profissionais

Público Alvo

Profissionais graduados na área de Pedagogia e áreas afins, profissionais que desejam exercer a docência, adquirindo habilidades na Educação Inclusiva

Duração

6 meses

Modalidade

EAD

Coordenação

Prof. Ms. Maria Vandia Guedes Lima

Conteúdo

420 Horas

1 Legislação Educacional

Resgaste histórico da trajetória da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade com as Políticas Nacionais de Educação (PNE 2014-2024). Tensões, contradições, continuidades, adaptações e rupturas que caracterizam as políticas educacionais de diferentes períodos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Legislação educacional no âmbito nacional: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional de Educação.

Fundamentos da Ação Pedagógica

Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.

Relações Étnico-raciais

Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo, preconceito e discriminação. A questão da identidade brasileira na conjunção entre raça, povo e nação. História da África Lusófona. História e historiografia indígena. Situação atual dos povos indígenas. Legislação e Políticas de afirmação. Currículo e políticas curriculares.

Introdução a Educação a distância

Abordagem dos principais conceitos teóricos, das perspectivas do mercado educacional e de um repertório de estratégias e técnicas que prepararão o futuro docente para atuar na modalidade de educação a distância.

Libras e Sistema Braille

Conceitos de língua e linguagem. A Libras como língua. Aspectos da língua de sinais e sua importância histórica e cultural. Fenômenos linguísticos específicos das línguas de sinais. Introdução aos aspectos linguísticos na Libras: fonologia, morfologia, sintaxe. Diferenças e similaridades entre a Libras e a Língua Portuguesa. Breve histórico do Sistema Braille. Características do Sistema Braille. Instrumentos utilizados para a escrita. Estimulação essencial e Braille. Importância do Braille enquanto recurso didático. Inclusão e socialização da pessoa com deficiência visual. Utilização do Braille em práticas pedagógicas inclusivas. Políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Currículo e Planejamento na Educação Básica

Concepções e histórico do currículo. Caracterização do currículo e fundamentos. A relação entre currículo e cultura escolar. Currículo e organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. Processo metodológico da organização curricular. Relação entre a teoria curricular e as tendências pedagógicas. Função dos diferentes sujeitos na produção do currículo em ação.

Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira

História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão;Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva

Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

Fundamentos históricos da educação especial e inclusiva; princípios e fundamentos. Abrangência e pressupostos legais da educação inclusiva. A Educação especial e inclusiva no Brasil. O papel social da educação inclusiva. Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Caracterização da pessoa com deficiência.

Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades

A disciplina tratará sobre a visão social e as novas possibilidades e olhares para o Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; as características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; definição e encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; definição e conceituação das Altas Habilidades e Superdotação; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com a presença e formação para os pais/responsáveis para a questão da inclusão; quais são as ?costuras? relevantes para que os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação consigam participar do meio em que vivem de maneira consciente para todos.

10 Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora

Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.

11 Avaliação da Educação e da Aprendizagem

Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.

12 Práticas de Leitura e Escrita de Alunos Com Deficiência Intelectual

A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.

13 Métodos e Técnicas de Pesquisa

Introdução à pesquisa científica. Ciência, método e técnica. Metodologia do trabalho científico. Definição de hipóteses e variáveis. Fundamentação teórica. Procedimentos de pesquisa. Cronograma e orçamento.

14 Deseja realizar o TCC?

15 Biblioteca Virtual – Faesdo

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?