PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

420 Hs

Investimento

12x R$60,00

Informações do curso

Veja abaixo as informações do curso Educação Inclusiva

Autorizado pelo MEC

Portaria n° 434, publicada no D.O.U de 25/06/2021, Resolução CEPEX n° 01/2021 de 01/07/2021

Objetivo

Formar profissionais dotados de compreensão estratégica, promovendo uma melhoria constante na qualidade do ensino e da formação dos profissionais. Visando capacitar profissionais graduados na área da Pedagogia, e áreas afins, aos profissionais que atuam na área de Educação, habilitando-os a lidar com situações cotidianas e oferecer melhores condições em suas formações profissionais

Público Alvo

Portadores de curso do nível superior de qualquer área do saber, que vislumbram se especializar para o mercado de trabalho

Duração

6 meses

Modalidade

EAD

Coordenação

Prof. Dra. Claudia Maria Pinto da Costa

Conteúdo

420 Horas

1 Legislação Educacional

Resgaste histórico da trajetória da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade com as Políticas Nacionais de Educação (PNE 2014-2024). Tensões, contradições, continuidades, adaptações e rupturas que caracterizam as políticas educacionais de diferentes períodos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Legislação educacional no âmbito nacional: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional de Educação

2 Fundamentos da Ação Pedagógica

Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.

3 Introdução a Educação a distância

Abordagem dos principais conceitos teóricos, das perspectivas do mercado educacional e de um repertório de estratégias e técnicas que prepararão o futuro docente para atuar na modalidade de educação a distância.

4 Libras e Sistema Braille

Conceitos de língua e linguagem. A Libras como língua. Aspectos da língua de sinais e sua importância histórica e cultural. Fenômenos linguísticos específicos das línguas de sinais. Introdução aos aspectos linguísticos na Libras: fonologia, morfologia, sintaxe. Diferenças e similaridades entre a Libras e a Língua Portuguesa. Breve histórico do Sistema Braille. Características do Sistema Braille. Instrumentos utilizados para a escrita. Estimulação essencial e Braille. Importância do Braille enquanto recurso didático. Inclusão e socialização da pessoa com deficiência visual. Utilização do Braille em práticas pedagógicas inclusivas. Políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência visual.

5 Currículo e Planejamento na Educação Básica

Concepções e histórico do currículo. Caracterização do currículo e fundamentos. A relação entre currículo e cultura escolar. Currículo e organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. Processo metodológico da organização curricular. Relação entre a teoria curricular e as tendências pedagógicas. Função dos diferentes sujeitos na produção do currículo em ação.

6 Didática

Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.

7 Fundamentos de Citologia e Histologia

Conceitos gerais da estrutura dos seres vivos. Microscopia óptica. Bases moleculares da constituição celular. Divisão e diferenciação celular. Morte celular. Junções celulares: Tecido epitelial; Tecido Conjuntivo; Tecido Muscular; Tecido Nervoso. Nutrição e respiração celular

8 Gerenciamento e Controle da Poluição da Água e do Solo

Parâmetros da Água e do Solo; Indicadores de qualidade previstos na legislação e órgãos competentes; Técnicas e Métodos de redução de impactos ambientais em recurso hídrico e solo; Metodologias de tratamentos de águas; Conservação da água e do solo e educação ambiental; Comitês de bacias hidrográficas; Plano de macrodrenagem urbana.

9 Anatomia e Fisiologia Humanas

Introdução ao estudo da anatomia humana e homeostase; Anatomia humana e fisiologia geral sobre os sistemas esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, urinário, endócrino, genital feminino e masculino e digestório.

10 Geomorfologia Geral

Noções básicas sobre a dinâmica e evolução do modelado terrestre. Relação das formas com processos, agentes, materiais nas diferentes escalas temporais e espaciais. Dinâmica interna e externa da Terra. Definição e perspectivas em geomorfologia. Teorias geomorfológicas. Controle tectônico, estrutural e climático. Ambiente fluvial, costeiro e de encostas.

11 Educação Ambiental

Relação entre ser humano e natureza. Revolução Industrial e os impactos ambientais. Transformações nos processos produtivos. Consumo, consumismo, economia e meio ambiente. Geração de resíduos sólidos urbanos e as consequências para o meio ambiente. Políticas públicas de Educação Ambiental. Legislações ambientais. Correntes filosóficas de educação ambiental. Educação ambiental e sustentabilidade. Práticas de educação ambiental no dia a dia.

12 Organização Didática da Educação Básica

As relações fundamentais do processo de trabalho docente (teoria/prática, conteúdo/forma, ensino e aprendizagem, professor/aluno e suas dimensões). Organização do trabalho pedagógico na educação básica (planejamento, rotinas e avaliação). Conteúdos, objetivos, métodos e técnicas de ensino e avaliação do processo ensino e aprendizagem. A Didática e as tendências pedagógicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, os Referenciais Curriculares e a BNCC.

13 Formação Docente Para a Diversidade

Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.

14 Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes

Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola.

15 Avaliação da Educação e da Aprendizagem

Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.

16 Biblioteca Virtual – Faesdo

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?